
Foto: Marcelo Bahiano.
A movimentação crescente de ciclistas pelas ruas e calçadas de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, tem gerado debates e ações práticas no campo da mobilidade urbana. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, realiza uma ação educativa voltada especificamente para ciclistas, com foco em orientações sobre normas de circulação. A atividade, que acontece até sexta-feira (18), envolve a distribuição de panfletos e diálogos com ciclistas na Praça Nove de Novembro e Alameda Ramiro Santos — dois pontos de grande fluxo no Centro da cidade.
A iniciativa surge em um momento oportuno, após a visibilidade gerada por reportagens e crônicas do Acessibilidade 360, que vêm chamando a atenção da sociedade civil e do poder público para os desafios enfrentados por pedestres — em especial idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida — em locais onde bicicletas ainda circulam irregularmente.
A coordenadora de Trânsito, Fernanda Santos, destaca que a ação visa promover uma convivência mais segura e harmoniosa. “A educação para o trânsito voltada aos ciclistas é essencial para evitar acidentes. As calçadas são destinadas prioritariamente aos pedestres, e o Código de Trânsito Brasileiro é claro ao proibir o uso delas por ciclistas montados. Empurrar a bicicleta nesses espaços é uma medida de segurança e respeito coletivo”, pontuou.
A campanha, segundo a agente de trânsito Andréa Carla, faz parte de um trabalho contínuo do Simtrans. “Todos os meses estamos em algum ponto da cidade falando com o ciclista sobre a necessidade de empurrar a bicicleta. A ação educativa é permanente, não se resume a uma semana”, explicou.
Quem passou pela abordagem nesta quarta-feira aprovou a ação. O supervisor de linha de transmissão Valdenir Oliveira, que pedala diariamente da Cidade Maravilhosa até o Centro, elogiou a iniciativa. “Eu prefiro vir de bike, aproveito pra fazer exercício. E esse tipo de ação é muito boa, evita acidente com pedestre”, disse.
A empregada doméstica Marineide Leal também reforçou a importância da conscientização. Ao transitar com frequência pela Alameda Ramiro Santos, ela afirma que já incorporou o hábito de descer da bicicleta por segurança. “Tem muita gente passando, é melhor empurrar. Protege a gente e os outros também”, comentou.
Sem fazer alarde, a ação do Simtrans demonstra como iniciativas de conscientização, fortalecidas por mobilizações da sociedade civil, podem repercutir em medidas práticas. Quando o debate público se transforma em atitude, o trânsito e a cidade como um todo ganham.
Com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista (PMVC).